ORGANOGRAMA

FERNANDO COUTO

FERNANDO COUTO
DIRECTOR GERAL

Manica Terminal

CLÁUDIA ALEXANDER
DIRECTORA EXECUTIVA ADJUNTA

Manica Terminal

JOÃO NIQUICE JR.
DIRECTOR EXECUTIVO ADJUNTO

Manica Terminal

ANDRÉ COUTO
VOGAL

Manica Terminal

ÍRAM ISMAIL
VOGAL


FERNANDO COUTO - DIRECTOR GERAL

Moçambicano, nascido em 1952, licenciado em Direito e pós-graduado em Administração de Empresas. Desde 2001 que é Director Geral da Manica Moçambique Terminais. É também Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Manica Freight Services, CEO da Portos do Norte S.A, Director Geral da Terminais do Norte S.A, CEO da Matola Stevedoring, SA, responsável pelas importações e exportações de alumínio da Mozal e Director Geral na Reginald Máx de Gruyter & Cia, Lda, empresas parceiras do Grupo Manica. Desde 2019 que é Presidente da Associação Portuária de Mocambique. Foi um dos fundadores do Corredor de Desenvolvimento do Norte, SA (1998), Director Geral e CEO no Corredor de Desenvolvimento do Norte, SA (1998 - 2005), Administrador no Strang Rennies Mozambique Consortium (desde 2000) e Administrador Executivo na Sociedade de Tecnologias e Participações (desde 1997).

CLÁUDIA ALEXANDER - DIRECTORA EXECUTIVA ADJUNTA

Moçambicana, nascida em 1977, licenciada em Gestão e mestre em Administração de Empresas.É Directora Financeira da STAM (desde 2016) e Directora da Matola Stevedoring (desde 2006). É também Directora Executiva Adjunta da Manica Moçambique Terminais (desde 2004), onde desempenha funções na área financeira, contabilidade e recursos humanos. Foi Directora Financeira da Terminais do Norte (2004 - 2009) e Directora Financeira Adjunta da Manica Freight Services (2001 – 2003).

JOÃO NIQUICE JR.- DIRECTOR EXECUTIVO ADJUNTO

Moçambicano, nascido em 1965, licenciado em Engenharia Mecânica e Analista de Sistemas. É Director da Matola Stevedoring desde o início de 2019 e Director Executivo da Manica Moçambique Terminais, desde 2011. É Fundador e Accionista da Terminais do Norte S.A, foi Membro do Conselho de Administração do Corredor de Desenvolvimento de Nacala (2007 – 2010), Assessor do Conselho de Administração do Corredor de Desenvolvimento de Nacala (2005 – 2007), Director Geral do Parque Industrial da Matola e Director de Operações Ferroviárias da CFM-Sul – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (1996 - 1998).

ANDRÉ COUTO - VOGAL

Moçambicano, nascido em 1977, licenciado em Direito e com especializações em Negócios Internacionais e Contratos Internacionais e Arbitragem. É Membro do Conselho de Administração da Manica Moçambique Terminais e da Manica Freight Services (desde 2016), PCA da Terminais do Norte S.A (desde 2015), Administrador da Nwedi Investimentos e Director Comercial da Portos do Norte, S.A.. Tem uma longa experiência em Gestão Portuária e Operações Logísticas, bem como em Orçamento, Finanças, Tesouraria, Controle de Gestão e Advocacia.

ÍRAM ISMAIL - VOGAL

Moçambicana, nascida em 1976, licenciada em Direito e a frequentar um MBA na Universidade de Cumbria, Reino Unido. Em 2019 iniciou funções como Administradora na Tecnoporto e, desde 2016, é Membro da Comissão Executiva da Manica Moçambique Terminais. Acumula também funções como Administradora da I&M Consultoria, Membro do Conselho de Administração da Portos do Norte S.A, Secretária Financeira e Executiva da Sociedade de Tecnologias e Participações, Administradora delegada da Ngande Yetho, Chefe do Departamento Jurídico da Nordic e Administradora da Terminais do Norte S.A.